Fase 04
Configuração histórica da área da Didática. Atividades de ensino como prática político-social e formativa do professor. Ensino-aprendizagem e questões político-pedagógicas e sociais da educação escolar. Concepção de conhecimento, de aprendizagem e as teorias pedagógicas. Organização do processo ensino-aprendizagem e o projeto pedagógico na escola. Modalidades de planejamento para a mediação pedagógica e sua relação com especificidade no campo de conhecimento do ensino de Letras.
- Professor: Cristiane Dall Cortivo Lebler
Modernidade e pós-modernidade nas literaturas de expressão portuguesa: séculos XX e XXI. Metáforas da modernidade, vanguardas, modernismo: Fernando Pessoa e a geração de Orpheu; o grupo presencista; subjetividade lírica em Florbela Espanca; o programa neo-realista; o romance contemporâneo: metaficção, intertexto, paródia; ficções de expressão portuguesa contemporâneas. Literatura africana de expressão portuguesa.
- Professor: Isabela Melim Borges
Fatos gramaticais na interface sintaxe/semântica/pragmática. Fatos sintáticos e a composição de sentido. A noção de "papéis temáticos" nos domínios sintático e semântico. Sentenças complexas: subordinação. A interface entre gramática e discurso: ordem de constituintes e estrutura informacional. Tipologia linguística e propriedades gramaticais.
- Professor: Sandra Quarezemin