Fase 03
O oitocentos português a construção da identidade nacional e os entraves à modernização: da história ao romance, Almeida Garrett e Alexandre Herculano; Eça de Queirós; subjetividade e crítica da razão: Cesário Verde, António Nobre, Camilo Pessanha.
- Professor: Isabela Melim Borges
Da colônia ao romantismo - construção da identidade nacional a partir do mapeamento territorial: a colonização jesuítica; o barroco e a internacionalização da cultura; neoclassicismo e ilustração: a poesia nativista e a prosa dos publicistas; a lírica romântica: o subjetivismo de Álvares de Azevedo, o indianismo de Gonçalves Dias e a poesia social de Castro Alves; Alencar e as ficções fundacionais.
- Professor: Ricardo Gaiotto de Moraes
Estrutura interna das palavras: flexão e derivação. Fatos gramaticais na interface entre sintaxe e morfologia: concordância. Noção de caso nos domínios morfológicos e sintáticos. Estrutura interna das palavras: flexão e derivação. Categorias gramaticais: uniformidade da organização hierárquica de nomes, verbos, adjetivos, advérbios e preposições, como resultado da projeção das propriedades lexicais. Relações sintáticas fundamentais: predicação, complementação e adjunção.
- Professor: Sandra Quarezemin
PSI9403-0310171 (20242) - Psicologia Educacional: Desenvolvimento e Aprendizagem (PCC 12 horas/aula)
Introdução à Psicologia como ciência: histórico, objetos e métodos. Interações sociais no contexto educacional e o lugar do professor. Introdução ao estudo de desenvolvimento e de aprendizagem _ infância, adolescência, idade adulta. Contribuições da Psicologia na prática escolar cotidiana e na compreensão do fracasso escolar. Atividade de prática de ensino: uso de questionário, entrevista ou observação direta para investigação dos fenômenos psicológicos estudados e elaboração de relatório
- Professor: Cláudia Basso