Fase 00
Introdução à Plataforma Moodle. Cultura e identidade discente na EaD. Conceitos Básicos de Informática. Recursos digitais para produção textual. Ferramentas de pesquisa online. Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na Educação.
O Modernismo negro. A construção do imaginário da diversidade brasileira. Os caminhos de consolidação da literatura afro-brasileira. Estudo de autores e obras representativas.
Estudo orientado dos textos fundadores da literatura de autoria negra no Brasil. Intelectuais negros do século XIX. O pensamento abolicionista e a construção de imagens críticas à escravidão. Estudo de autores e obras representativas.
A disciplina abordará os seguintes temas de maneira transversal, a partir da leitura de obras literárias e teóricas: Literatura angolana, história e mitos fundadores. A literatura colonial em Angola. A guerra de independência colonial e seus reflexos na literatura. Relações da literatura com movimentos como a négritude e o panafricanismo no período pré-independência. A condição pós-colonial na literatura angolana.
A disciplina abordará os seguintes temas de maneira transversal, a partir da leitura de obras literárias e teóricas: Literatura moçambicana, história e mitos fundadores. A literatura colonial em Moçambique. A geografia moçambicana e seus reflexos na literatura. O movimento martinicano da négritude e seus reflexos na poesia moçambicana. A guerra de independência e a guerra civil moçambicana e suas reverberações na literatura. A condição pós-colonial na literatura moçambicana. Experimentações estéticas e complexidades linguísticas na literatura moçambicana contemporânea.
Corresponde ao estudo das políticas linguísticas nos países africanos de colonização portuguesa, bem como da história sociopolítica da língua portuguesa falada no Brasil. Este eixo visa aprofundar a visão crítica a respeito da expansão e das diferenças da língua portuguesa onde ela é falada, abrindo as possibilidades para a leitura e interpretação das literaturas.