Fase 01
Conceituação da Etnomatemática. Articulações entre a Educação Escolar Quilombola
e a Etnomatemática. Estudos etnomatemáticos para as pesquisas que tenham como foco os
conhecimentos científicos e tecnológicos presentes nas culturas africanas, afro-diaspóricas.
Práticas socioculturais quilombolas e Educação Matemática.
História da Educação: conceitos e abordagens. Estudo das raízes históricas da
educação no Brasil até a contemporaneidade, destacando temas relevantes para a
compreensão da educação para a população negra e quilombola. A História e a sociedade
contemporânea. Movimento historiográfico contemporâneo e questões epistemológicas
acerca do conhecimento histórico. Teoria da história para a formação histórica do professor. História da Educação nas diferentes sociedades e períodos. Fontes históricas e História da
Educação.
A leitura e a produção de textos na prática de letramento acadêmico. Gêneros
discursivos diversos que circulam na esfera acadêmica.
Educação e diversidade cultural. Cultura afro-brasileira, indígenas e africanidades.
As Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais. Educação Antirracista
e os Marcos Normativos e Legais. Ações implementadas pelo Movimento Social Negro
contemporâneo, para a igualdade de direitos no campo educacional. Racismo, preconceito,
discriminação racial e suas manifestações no currículo da escola. O papel da educação e da
Educação Escolar Quilombola na luta por uma educação antirracista e no combate ao racismo
em suas diversas formas de manifestações e espaços.
Estudo e sistematização em forma de relatório-diagnóstico da vivência no tempo
comunidade, a partir dos planos de estudos construídos na primeira fase do curso pela turma
e das pesquisas de campo voltadas ao conhecimento das condições socioculturais do
Quilombo Invernada dos Negros e seu entorno. Tópico especial: Pedagogia da Alternância.