Fase 01
A produção do discurso histórico nas narrativas
visuais. Reflexão histórica através de narrativas
visuais. Construção de práticas escolares.
Ensino, pesquisa e extensão. Ações de
extensão, relacionadas à História Pública. A
carga horária de extensão será desenvolvida no
Projeto de Extensão História Pública.
Conceitos históricos na educação; elaborações
e práticas em torno da educação histórica. Teorias históricas e educativas. Pensamento
pedagógico brasileiro.
Estudo das populações
indígenas no Brasil e das
políticas indigenistas, bem como
sobre as diferentes abordagens
historiográficas relativas à
representação dessas
populações entre os séculos XVI e XXI e suas perspectivas
teóricas e de ensino.
Estudo das sociedades do
Oriente Antigo, suas relações
com o Ocidente, suas
abordagens historiográficas e
suas perspectivas teóricas e de
prática de ensino.
Discussão introdutória sobre a
construção do conhecimento
histórico através do estudo das
fontes, da discussão
bibliográfica e da forma da
narrativa.