EaD-UFSC Ensino a Distância Universidade Federal de Santa Catarina
:
Quando um usuário (professor, estudantes, etc.) é cadastrado no Moodle EAD/UFSC, lhe é atribuída uma senha aleatória. Ou seja, a senha de acesso é diferente daquela utilizada em outros sistemas computacionais tais como CAGR e CAPG.

Para obter ou alterar sua senha, proceda como se você a tivesse esquecido, ou seja, siga as orientações contidas na página de acesso ao Moodle EAD/UFSC (http://ead.moodle.ufsc.br/login), pressionando o botão "Sim, preciso de ajuda para acessar".

Nesta tela, preencha sua identificação de usuário (cpf ou matrícula, dependendo do caso) e clique no botão "OK". Após isto, o Moodle lhe enviará uma mensagem contendo uma URL no formato "http:// ..." que precisa ser visitada para confirmar o pedido de alteração de senha. Este passo visa garantir que de fato foi você mesmo que solicitou a alteração de senha, e não outra pessoa qualquer.

No corpo desta mensagem, clique sobre o texto desta URL (em geral é um texto escrito em azul ou sublinhado), fato que resultará na visualização de outra página na qual aparecerá uma mensagem indicando que uma nova mensagem contendo sua senha de acesso foi enviada para sua caixa postal. Nesta mesma tela há orientações para trocar esta senha para outra de sua preferência, se desejar.

Em alguns provedores a exemplo do TERRA (terra.com.br), ao clicar no texto citado acima pode ser que apareça uma tela de erro indicando que o endereço (URL) é inválido. Esta é uma falha do provedor, e não do Moodle. Nesta situação, sugerimos que você copie (ctrl-c) a URL e cole (ctrl-v) diretamente na barra de endereços de seu navegador. Isto deve bastar para resolver o problema.

Note que o recebimento destas mensagens pode demorar alguns instantes (coisa de minutos; uns 30 minutos não é incomum) pois há diversos fatores que podem gerar um retardo na entrega das mensagens, a exemplo de:
  • sobrecarga na rede;
  • sobrecarga no servidor de mensagens de seu provedor;
  • rejeição temporária em função da quantidade de mensagens enviadas pelo Moodle para usuários de provedores como Hotmail, Yahoo, etc.
Também pode acontecer destas mensagens serem indevidamente classificadas como "spam" ou como "lixo eletrônico" em seu provedor. Caso percebas uma demora demasiada no recebimento destas mensagens, sugerimos que verifiques se elas não foram postas numa destas categorias em seu provedor.

Se ao seguir este procedimento você não receber uma destas mensagens, sugerimos que repitas o procedimento desde seu início. Caso tenhas recebido somente a primeira mensagem a já tenhas confirmado o pedido de alteração de senha, não adianta clicar novamente nesta confirmação pois nesta situação o Moodle lhe apresentará uma mensagem de erro indicando que esta confirmação já foi realizada.

Esta senha é exclusiva para acesso ao Moodle EAD/UFSC, não tendo vínculo com nenhum outro sistema computacional da UFSC.

» Perguntas Frequentes