EaD-UFSC Ensino a Distância

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Fase 05
  • Poupança. Ativos Financeiros. Sistemas Financeiros Nacionais. Sociedades Anônimas. Investimento em Mercado de Capitais. Análise de balanço. Desenvolvimento econômico.
  • Contabilidade tributária: conceitos, princípios, normas e objeto. Princípios Constitucionais. Tributos: definição; classificação; Competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Os Impostos no Sistema Tributário Nacional: ICMS; IPI; ISS - e aspectos do fato gerador: pessoal, espacial, temporal, material e quantificativo (Base de Cálculo e Alíquota). Procedimentos contábeis.
  • Conceitos e abrangência da análise econômica e financeira de empresas. Potencialidades e limitações da análise em relação aos aspectos multidimensionais. Preparação dos demonstrativos para a análise. Sistemática e metodologias de análise por meio de índices. Análise vertical e horizontal. Índices de atividades e ciclos operacional e financeiro. Atualização sobre os demonstrativos contábeis exigidos. Estrutura de capital e alavancagem financeira. Análise do capital de giro, da liquidez, da rentabilidade e da lucratividade. Produção de relatórios de análise.
  • Estudos introdutórios. Orçamento Público. Receita e despesa orçamentária.
    Exercício financeiro. Ingressos públicos extraordinários. Fiscal. Responsabilidade fiscal e social.
  • Custeio Baseado em Atividades. Método das unidades de esforço de produção.
    Custos para decisão. Custeio Variável. Análise Custo-Volume-Lucro. Formação do preço de venda. Custos para controle.