EaD-UFSC Ensino a Distância

ADMINISTRAÇÃO

Fase 04
  • Capitalizações simples e composta. Descontos simples e compostos. Rendas certas. Rendas variáveis. Taxa interna de retono. Equivalência de fluxos de caixa. Amortização de emprésitmos. Noções de análise de investimento. Correção monetária
  • Introdução. Solução geométrica para o problema com duas variáveis. Solução algébrica de problemas de programação linear. O caso particular do modelo de transporte. Programação linear em números inteiros. O problema da distribuição biunívoca. Exemplos de aplicação
  • Direito e moral - Relação Jurídica - Comércio - Direito Comercial - Elementos Caracterizadores da matéria comercial - Comerciante - Estabelecimento comercial - Comerciante Individual - Sociedades mercantis - Sociedade em nome coletivo - Sociedade em comandita simples - Sociedade de capital e indústria - Sociedade em conta de participação - Sociedade por cotas de responsabilidade limitada - Microempresas - Sociedade anônima - Sociedade em comandita por ações - Falência e Recuperação Judicial e Extrajudicial - Títulos de crédito.
  • Introdução à teoria geral de custos. Classificação dos custos. Métodos básicos de apuração e registro de custos. Custos com materiais, custos com o trabalho humano, custos com tributos, custos com comercialização. Principais métodos de custeio. Métodos básicos de cálculo de custo. Principais critérios decisórios na área de custos. Estrutura das demonstrações econômicas e financeiras das empresas. Análise e controle financeiro. Liquidez empresarial. Rentabilidade empresarial. Análise e controle econômico.
  • Apresentação de Atividades Temáticas referentes ao Módulo 2 - ano 2.
  • Definição de informação, de sistemas, de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG). Análise e organização de sistemas administrativos. Implantação de SIG dentro de organizações. Repercussões e mudanças organizacionais.
  • O campo de estudo da antropologia em relação aos campos da antropologia biológica, da lingüística e da arqueologia. A inserção do homem em seu espaço sócio-cultural: a "leitura" dos procedimentos administrativos, o homem na sua totalidade e as teias simbólicas nos ambientes organizacionais. A etnografia como um modo de interpretação a partir da pesquisa de campo.