Edição: Segunda edição ; Fase: 02
- Atividades de caráter científico, cultural e acadêmico ligadas ao Ensino de Língua e/ou Literatura.
- Professor: Tereza Virginia de Almeida
- Professor: Cristiane Maria da Silva
Estudo da narrativa ficcional em seus aspectos históricos e formais; gêneros canônicos e subgêneros narrativos; a estrutura narrativa: texto, personagem, foco narrativo, tempo e espaço; as fronteiras do ficcional (história e ficção); análise textual; crítica textual. Prática pedagógica.- Professor: Carlos Augusto de Negreiros
- Professor: Stélio Furlan
O oitocentos português - a construção da identidade nacional e os entraves à modernização: da história ao romance, Almeida Garrett e Alexandre Herculano; Eça de Queirós; subjetividade e crítica da razão: Cesário Verde, António Nobre, Camilo Pessanha. Prática pedagógica.- Professor: Rosana Cassia Kamita
Do oitocentismo ao modernismo - literatura e cultura pós-romântica: do Império à República Velha: naturalismo, parnasianismo, simbolismo, decadentismo, impressionismo; Euclides da Cunha e Raul Pompéia; a ficção moderna de Machado de Assis. A Semana de Arte Moderna e a poética modernista: Mário e Oswald de Andrade; o lirismo moderno: Bandeira e Drummond; a tensão vanguarda/regionalismo - os narradores não-alinhados: Lima Barreto, Monteiro Lobato; os regionalistas: José Lins do Rego e Graciliano Ramos; os ensaístas de interpretação nacional: Paulo Prado, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque. Prática pedagógica.- Professor: Tania Regina Oliveira Ramos
- Professor: Gizelle Kaminski Corso
Da colônia ao romantismo - construção da identidade nacional a partir do mapeamento territorial: a colonização jesuítica; o barroco e a internacionalização da cultura; neoclassicismo e ilustração: a poesia nativista e a prosa dos publicistas; a lírica romântica: o subjetivismo de Álvares de Azevedo, o indianismo de Gonçalves Dias e a poesia social de Castro Alves; Alencar e as ficções fundacionais. Prática pedagógica.- Professor: Salma Ferraz de Azevedo de Oliveira
- Professor: Roseli Broering dos Santos
A literatura e a construção da nacionalidade portuguesa; a lírica trovadoresca: cantigas de amigo, de amor, de escárnio; a ficção cavaleiresca; o teatro de Gil Vicente; tensão entre renovações cosmopolitas e tradições locais: tradição e renovação, o paradigma do escritor clássico - Camões; barroco: norma e transgressão; releituras do lírico e do satírico: Bocage. Prática pedagógica.- Professor: Tereza Virginia de Almeida
- Professor: Cristiane Maria da Silva
Introdução aos Estudos Literários, abordando os seguintes aspectos: debates sobre teoria, literatura e cânone; poéticas clássicas (mimese e níveis de representação; a poética de Aristóteles; uma tragédia grega); poéticas modernas (mescla e hibridismo; uma peça de Shakespeare); poéticas contemporâneas (a crise da representação). Prática pedagógica.