Edição: Primeira edição ; Fase: 05
- Professor: Rosane Silveira
Compreensão e produção de textos orais em língua inglesa de maior complexidade lingüístico-comunicativa e conceitual, com ênfase nos contextos profissionais e acadêmicos.
PCC: Seminários críticos acerca de observação de aulas de língua inglesa.- Educação escolar como fenômeno histórico-social. Currículo e trabalho pedagógico no contexto escolar. As relações de ensino-aprendizagem em contexto escolar. Mediações pedagógicas e suas relações com o ensino da área específica do curso.
PCC: Elaboração de projetos pedagógicos de ensino (planos de ensino) para o ensino fundamental e médio. Análises de experiências e de relatos de práticas pedagógicas em espaços formais e não-formais de educação. - Professor: Magali Sperling Beck
- Professor: Denise de Mesquita Correa
Principais autores, temas e movimentos da literatura dos Estados Unidos do século XIX.
PCC: Seminários sobre tópicos do conteúdo programático da disciplina com apresentação oral de trabalhos e uso de tecnologias (power point, DVD, animação, etc.)- Professor: Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo
Compreensão e produção de textos escritos em língua inglesa, de maior complexidade lingüístico-comunicativa e conceitual, com ênfase nos contextos profissionais e acadêmicos.
PCC: Relatório crítico sobre observação de aulas de língua inglesa.- Professor: Rosane Silveira
Compreensão e produção de textos orais em língua inglesa de maior complexidade lingüístico-comunicativa e conceitual, com ênfase nos contextos profissionais e acadêmicos.
PCC: Seminários críticos acerca de observação de aulas de língua inglesa.- Educação escolar como fenômeno histórico-social. Currículo e trabalho pedagógico no contexto escolar. As relações de ensino-aprendizagem em contexto escolar. Mediações pedagógicas e suas relações com o ensino da área específica do curso.
PCC: Elaboração de projetos pedagógicos de ensino (planos de ensino) para o ensino fundamental e médio. Análises de experiências e de relatos de práticas pedagógicas em espaços formais e não-formais de educação. - PSI9403-0512092 (20112) - Psicologia Educacional: Desenvolvimento e Aprendizagem (PCC 12 horas/aula)
- Professor: Joselma Tavares Frutuoso
Introdução à Psicologia como ciência: histórico, objetos e métodos. Interações sociais no contexto educacional e o lugar do professor. Introdução ao estudo de desenvolvimento e de aprendizagem _ infância, adolescência, idade adulta. Contribuições da Psicologia na prática escolar cotidiana e na compreensão do fracasso escolar. Atividade de prática de ensino: uso de questionário, entrevista ou observação direta para investigação dos fenômenos psicológicos estudados e elaboração de relatório