EaD-UFSC Ensino a Distância

ADMINISTRAÇÃO

Edição: Primeira Edição Projeto Piloto ; Fase: 06
  • Conceitos centrais em Marketing. Marketing como filosofia empresarial. Gerência de marketing. O ambiente e os sistemas de marketing e as outras áreas funcionais. Demanda: mensuração, estados, efeitos dos esforços de marketing. Os mercados e o comportamento dos compradores. Composto de marketing. Decisões de produto, de preço, de distribuição e de comunicação. Sistema de informações em marketing (SIM). Estratégia de marketing: conceito, formulação e componentes.
  • As relações sócio-ambientais nas empresas, em seu ambiente interno e externos. Relações de empresas pró-ativas com seus stakeholders: vantagens econômicas, utilização de ferramentas dos sistemas de qualidade, implantação de sistemas de produção mais sustentáveis. Desenvolvimento de produtos e serviços com os princípios do eco-design: integração de estratégias com ações gerenciais.
  • Administração de RH dentro da evolução da teoria administrativa. Análise dos principais enfoques no Brasil. Problemas básicos de RH. Organização e análise do trabalho. Mudanças na organização do trabalho. Estrutura do Departamento de Recursos Humanos na Empresa. Funções operativas: procura, desenvolvimento e remuneração. Integração e manutenção. Administração de RH e a estratégia da Empresa. Tendências da administração de Recursos Humanos. Conceituação. Relações de trabalho na sociedade brasileira. Formas de participação dos trabalhadores na empresa. O conflito nas relações do trabalho. O sistema sindical brasileiro: as funções do sindicato, estrutura do sindicalismo, evolução histórica. Negociação coletiva: conceituação, níveis de negociação. A área de relações trabalhistas na empresa: papel e atribuições. A greve: legislação, prevenção, plano de contingência.
  • Conceitos centrais em Marketing. Marketing como filosofia empresarial. Gerência de marketing. O ambiente e os sistemas de marketing e as outras áreas funcionais. Demanda: mensuração, estados, efeitos dos esforços de marketing. Os mercados e o comportamento dos compradores. Composto de marketing. Decisões de produto, de preço, de distribuição e de comunicação. Sistema de informações em marketing (SIM). Estratégia de marketing: conceito, formulação e componentes.
  • As relações sócio-ambientais nas empresas, em seu ambiente interno e externos. Relações de empresas pró-ativas com seus stakeholders: vantagens econômicas, utilização de ferramentas dos sistemas de qualidade, implantação de sistemas de produção mais sustentáveis. Desenvolvimento de produtos e serviços com os princípios do eco-design: integração de estratégias com ações gerenciais.
  • Apresentação de Atividades Temáticas referentes ao Módulo 2 - ano 3.