EaD-UFSC Ensino a Distância Universidade Federal de Santa Catarina

Wednesday, 8 May 2024, 18:13

Site: Moodle EaD-UFSC
Curso: Moodle EaD-UFSC (EaD)
Glossário: Perguntas Frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES DOS ESTUDANTES

: Quaisquer dúvidas de estudantes sobre o uso do Moodle EAD devem ser sempre dirigidas aos tutores de polo. Caso o tutor necessite auxílio para respondê-las, cabe a ele buscar contato com os coordenadores de tutoria, AVEA e curso, conforme o caso.
: Os endereços eletrônicos dos estudantes no Moodle EAD/UFSC são mantidos em sincronia com os dados constantes no CAGR (Sistema Acadêmico da Graduação) e CAPG (Sistema Acadêmico da Pós-Graduação). Assim, para alterá-los no Moodle EaD/UFSC, é necessário alterá-lo no sistema acadêmico correspondente, conforme o caso.

A alteração efetiva dos dados no Moodle EAD/UFSC será realizada na próxima sincronização de dados do Moodle EAD/UFSC com os sistemas acadêmicos.

Os estudantes podem alterar seu endereço eletrônico (email) via web em:
Em caso de dúvida, sugerimos contactar a coordenação do curso correspondente.
: Basta localizar o perfil do professor e clicar no botão "Enviar mensagem".

Uma das formas de localizar o perfil do professor é entrar numa turma ministrada por ele e procurar a caixa intitulada "Participantes". Nela selecione a função de professor no item "Função atual" e clique no nome do professor.
: Todos os estudantes regularmente matriculados via CAGR (Sistema Acadêmico da Graduação) ou CAPG (Sistema Acadêmico da Pós-Graduação) no período corrente são automaticamente inscritos no Moodle. Mas é necessário que seus dados cadastrados no CAGR ou CAPG estejam corretos, em particular o endereço eletrônico (email) que é obrigatório. Em caso de dúvidas sobre seus dados cadastrais, por favor consulte o CAGR/CAPG ou procure a coordenadoria de seu curso.

O "Nome de Usuário" para acesso ao Moodle EAD/UFSC é seu número de matrícula na UFSC. A senha de acesso é específica para acesso ao Moodle, ou seja, não é a mesma utilizada para acesso ao CAGR ou CAPG. Para obter ou alterar a senha de acesso, por favor veja a pergunta "Geral: como obtenho minha senha de acesso ao Moodle EAD/UFSC?".

PERGUNTAS FREQUENTES DOS PROFESSORES

: A Resolução nº 017/CUN/97 regulamenta a matrícula em disciplinas isoladas e na qualidade de aluno-ouvinte em seus artigos 49 a 56. O próprio departamento de ensino pode cadastrar os alunos ouvintes e relacioná-los à turma no CAGR. Após cadastramento no CAGR eles são automaticamente inscritos no Moodle EaD/UFSC e relacionados à turma correspondente, a exemplo do que ocorre com os demais estudantes.
: Uma das possibilidades está relacionada à utilização da versão 6 do navegador MS Internet Explorer, o qual tem apresentado incompatibilidades com a interface do Moodle, especialmente nas operações de edição de conteúdo. Esta versão não é mais suportada pela Microsoft. Para os usuários de Windows, sugere-se atualizar o Internet Explorer para a versão 7 ou superior. Outra opção é utilizar outro navegador, como o Firefox.

Com certa frequência, isto também ocorre quando se cola textos copiados do MS-Word. Nesta operação, o MS-Windows inclui caracteres espúrios no texto, os quais geram incompatibilidades com recursos avançados do Moodle. Duas formas de resolver esta questão são:
  • desativar o uso de recursos avançados (AJAX and Javascript) no seu perfil;
  • limpar os caracteres espúrios adicionados pela operação de cópia e cola de texto do MS-Word.

PERGUNTAS FREQUENTES GERAIS

: Quando um usuário (professor, estudantes, etc.) é cadastrado no Moodle EAD/UFSC, lhe é atribuída uma senha aleatória. Ou seja, a senha de acesso é diferente daquela utilizada em outros sistemas computacionais tais como CAGR e CAPG.

Para obter ou alterar sua senha, proceda como se você a tivesse esquecido, ou seja, siga as orientações contidas na página de acesso ao Moodle EAD/UFSC (http://ead.moodle.ufsc.br/login), pressionando o botão "Sim, preciso de ajuda para acessar".

Nesta tela, preencha sua identificação de usuário (cpf ou matrícula, dependendo do caso) e clique no botão "OK". Após isto, o Moodle lhe enviará uma mensagem contendo uma URL no formato "http:// ..." que precisa ser visitada para confirmar o pedido de alteração de senha. Este passo visa garantir que de fato foi você mesmo que solicitou a alteração de senha, e não outra pessoa qualquer.

No corpo desta mensagem, clique sobre o texto desta URL (em geral é um texto escrito em azul ou sublinhado), fato que resultará na visualização de outra página na qual aparecerá uma mensagem indicando que uma nova mensagem contendo sua senha de acesso foi enviada para sua caixa postal. Nesta mesma tela há orientações para trocar esta senha para outra de sua preferência, se desejar.

Em alguns provedores a exemplo do TERRA (terra.com.br), ao clicar no texto citado acima pode ser que apareça uma tela de erro indicando que o endereço (URL) é inválido. Esta é uma falha do provedor, e não do Moodle. Nesta situação, sugerimos que você copie (ctrl-c) a URL e cole (ctrl-v) diretamente na barra de endereços de seu navegador. Isto deve bastar para resolver o problema.

Note que o recebimento destas mensagens pode demorar alguns instantes (coisa de minutos; uns 30 minutos não é incomum) pois há diversos fatores que podem gerar um retardo na entrega das mensagens, a exemplo de:
  • sobrecarga na rede;
  • sobrecarga no servidor de mensagens de seu provedor;
  • rejeição temporária em função da quantidade de mensagens enviadas pelo Moodle para usuários de provedores como Hotmail, Yahoo, etc.
Também pode acontecer destas mensagens serem indevidamente classificadas como "spam" ou como "lixo eletrônico" em seu provedor. Caso percebas uma demora demasiada no recebimento destas mensagens, sugerimos que verifiques se elas não foram postas numa destas categorias em seu provedor.

Se ao seguir este procedimento você não receber uma destas mensagens, sugerimos que repitas o procedimento desde seu início. Caso tenhas recebido somente a primeira mensagem a já tenhas confirmado o pedido de alteração de senha, não adianta clicar novamente nesta confirmação pois nesta situação o Moodle lhe apresentará uma mensagem de erro indicando que esta confirmação já foi realizada.

Esta senha é exclusiva para acesso ao Moodle EAD/UFSC, não tendo vínculo com nenhum outro sistema computacional da UFSC.
: Após identificar-se, procure a caixa intitulada "Administração do site" e clique no item "Relatórios". Há, ali, uma opção denominada "Permissões dos papéis" que dá acesso a um formulário no qual podem ser selecionados 1 ou mais papéis sobre os quais se deseja ver (comparativamente) as permissões.

Detalhes sobre a legenda e sobre o sistema de permissões de papéis do Moodle podem ser vistos na seção de "Tutoriais e Textos" da tela inicial do Moodle UFSC.